Mutismo Seletivo

O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade. Crianças com Mutismo Seletivo sentem ansiedade quando precisam falar em determinados lugares e com certas pessoas (como na escola com professores e colegas), embora falem livremente em outros lugares e com outras pessoas (geralmente em casa com seus pais). Os sintomas do Mutismo Seletivo têm um impacto negativo no bem-estar emocional, social e educacional das crianças.

Tratamento

Com um diagnóstico e tratamento precoces, o Mutismo Seletivo pode ser tratado com sucesso, e a criança pode aprender a diminuir e até mesmo eliminar a ansiedade de falar com pessoas com as quais não falavam anteriormente. Sem tratamento, a ansiedade pode se tornar mais crônica e difícil de tratar, podendo causar outros transtornos mentais, como outros transtornos de ansiedade.

Quem é afetado pelo MS

Assim como outros transtornos de ansiedade, o Mutismo Seletivo tem um componente genético/familiar. É comum descobrir que os pais das crianças que eu trato acabam lembrando que um deles também teve MS na infância ou sofreu de outro transtorno de ansiedade, como ansiedade social ou transtorno de ansiedade de separação. Crianças que têm um temperamento inibido e que apresentam sintomas de Transtorno de Ansiedade de Separação precocemente têm mais probabilidade de desenvolver transtornos de ansiedade, como o MS.

Existem dados que mostram que crianças cujas famílias imigram para outro país e/ou que crescem bilíngues têm mais probabilidade de desenvolver o Mutismo Seletivo. Também há pesquisas que mostram que algumas crianças com MS têm mais probabilidade de ter outros transtornos neurodesenvolvimentais, como dificuldades de fala e linguagem, dificuldades emocionais e de modulação sensorial, transtorno de ansiedade de separação, entre outros.

Qual é o próximo passo se a criança estiver apresentando sinais de Mutismo Seletivo?

Se você está preocupado(a) com o fato de seu filho estar encontrando dificuldades para se comunicar com os outros fora do ambiente doméstico, você pode entrar em contato comigo, pois sou um psicólogo infantil especializado em Mutismo Seletivo. Pode ser prudente consultar o pediatra, mas não deixe de buscar a ajuda de um especialista qualificado como um importante primeiro passo. Obter um diagnóstico adequado permite um tratamento precoce que é muito mais eficaz. Siga sua intuição como pai ou mãe, você conhece seu filho melhor. Quanto mais cedo seu filho receber um diagnóstico e tratamento adequados para o MS, maior a probabilidade de o tratamento ser bem-sucedido e mais eficiente. O Mutismo Seletivo pode ser tratado e os sintomas podem ser eliminados, permitindo que seu filho se sinta confortável em se comunicar com mais pessoas, em mais situações e lugares.