Olá, sou a Dra. Vera Joffe.

Certificada em psicologia clínica infantil e do adolescente, tenho trabalhado na área da psicologia clínica infantil desde a década de 1980, em dois continentes, e globalmente por meio da Telemedicina, oferecendo consultas e tratamentos em inglês e português.

Minha especialidade está na área do mutismo seletivo (SM) e transtornos relacionados em crianças e adolescentes, e também trabalho com crianças que apresentam uma ampla gama de transtornos de neurodesenvolvimento, transtornos de ansiedade e outras condições, além de fornecer consultas e treinamento para pais, professores e profissionais em todo o mundo. Também ofereço consultas para famílias que estão imigrando para os Estados Unidos, para ajudar na criação de uma transição ideal para as crianças. Esses serviços estão disponíveis tanto em minha clínica na Flórida quanto remotamente, por meio de serviços de telemedicina.

"Uma grama de prevenção vale um quilo de cura"

– Benjamin Franklin (1736)

Background e Formação

Eu me formei em psicologia no Brasil, onde nasci e fui criada. Depois de me mudar para os Estados Unidos, terminei meu mestrado em Psicologia Educacional na UC Berkeley e meu doutorado na Iowa State University. Nos últimos 15 anos, tornei-me diplomata em Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente. Também sou certificada em TIPF (Terapia de Interação Pai-Filho) e em TIPF-SM (Protocolo PCIT para Mutismo Seletivo). Sou licenciada em Nova York (018249) e na Flórida (PY0004157).

Comecei a trabalhar como psicóloga após concluir meu doutorado em 1988 e desempenhei diversos papéis em diferentes contextos, incluindo hospitais, centros médicos, centros de orientação e consultório particular. Ao longo de muitos anos trabalhando na área da psicologia pediátrica, comecei a me interessar especialmente por crianças que sofriam de transtornos de ansiedade, em particular aquelas diagnosticadas com Mutismo Seletivo. Eu queria ser capaz de oferecer um tratamento mais focado e baseado cientificamente, mas parecia haver pouquíssimas informações disponíveis. Isso me levou a buscar profissionais com ideias semelhantes ao redor do mundo e, finalmente, à pesquisa científica nessa área. Ao longo dos anos, publiquei artigos e realizei muitas apresentações, ajudando a reformular a forma como o Mutismo Seletivo é diagnosticado e tratado. (Para mais informações, você pode consultar meu currículo abaixo).

Livros

Também sou autora de alguns livros. Fui motivada a escrever livros para disseminar informações sobre temas clínicos para pais e professores. Escrevi (com Monica Iachan) “A História de Sofia: Um Guia para o Mutismo Seletivo” (em inglês, português, francês e mandarim), “Oi, Meu Nome é Pedro: Eu Tenho Transtorno do Espectro Autista” e outros livros.

"Quanto mais cedo, melhor"

Quanto mais cedo uma criança for diagnosticada de forma adequada e tratada com transtornos de saúde mental na infância, maior probabilidade há de que o tratamento seja eficaz e bem-sucedido. Sabemos por pesquisas sobre Transtornos do Espectro Autista que podemos até mesmo realizar triagem e tratamento em crianças com características desse transtorno aos 18 meses de idade (ou até antes). Mas isso não se aplica apenas ao autismo, é válido para todos os transtornos de saúde mental na infância e adolescência. Tenho uma paixão imensa por trabalhar com crianças pequenas, pois sei por experiência e por pesquisas que o tratamento funciona melhor nessa faixa etária.